domingo, agosto 29, 2004

Arco Reflexo

Quem de nós nunca tocou em algo quente e teve um imediato reflexo de retirar a mão e lançar a famosa asneira "f...!!!" ?? Se analisarmos bem a situação apenas depois de retirarmos a mão é que o cérebro interpreta a dor e processa a dicção quase inconscientemente.
Este é um dos melhores mecanismos que remetem para a sobrevivência ou morte do índividuo, já que os milisegundos que a informação demora a ser transmitida ao cérebro, analisada, processada e respectiva resposta podem significar a diferença entre a vida e a morte, como no caso de estarmos numa passadeira e ouvirmos uns travões ou buzina e agimos instantânea e inconscientemente, apercebendo-nos apenas depois do perigo.
Mas se não é transmitido ao cérebro e é sabido que o cérebro é que movimenta todas as nossas acções como é que isto pode ser possível?

A resposta para esta pergunta-se simplifica-se em duas palavras: Arco Reflexo.
Funciona baseado neste sistema que passo a explicar:






Temos como exemplo o braço mas no entanto qualquer parte do corpo pode ser aplicada a este esquema.
Tomando como situação o levantar de uma panela para colocar de cima de uma mesa. Se pegarmos na panela quente sem termos noção da sua temperatura os receptores térmicos presentes nas nossas mãos enviam um sinal via neurónio sensorial, mas no entanto dada a gravidade da situação se ele for ao cérebro corremos o risco de uma queimadura profunda, e é aqui que entra mais uma vez a inteligência corporal a nível fisiológico. O neurónio faz sinapse (comunicação) com um neurónio motor a nível da espinal medula por meio de um neurónio de associação, neurónio motor que processa imediatamente informação para os músculos de forma a que estes actuem para evitar danos, durante este processo o neurónio envia para o cérebro a informação que transmitiu ao neurónio motor, e dada a velocidade de cada uma das vias a reacção inconsciente é mais rápida que a racional.

No entanto é possível inibir este reflexo se tivermos conhecimento da temperatura da panela e formos obrigados a colocá-la de cima da mesa. Já que a este arco encontra-se ligada uma via que vem do cérebro e é capaz de inibir a resposta motora imediata. É nestas situações que "estamos à rasca" para largar algo que nos está a provocar danos mas no entanto temos de realizar até ao fim. Em caso de lesão deste tipo de vias, quer hiper ou hipo excitação o sujeito pode apresentar reflexos completamente descontrolados ou nenhum reflexo mesmo que estimulado.

Existem vários testes para testar os reflexos que poderão ser apresentados um dia num post, reflexos esses que podem ser elaborados alguns por amadores, de maneira a identificares estes reflexos inatos e outros apenas por especialistas. Como exemplo fica o reflexo do tendão patelar, mais conhecido pela "pancada no joelho" que provoca uma reacção da perna impossível de controlar por mais esforço que se faça.

22 comentários:

Anónimo disse...

Essa pesquisa salvou a minha vida !!!

Anónimo disse...

Essa explicação foi essencial para eu poder fazer um questão do SIMSP 2005 MODULO I de Biologia.
obrigado.

OI disse...

krak;;muito irado;;

entendi perfeitamente;;vai me ajudar pro vest
um abraço
=]

Anónimo disse...

meu trabalho de psicologia quase dice quase foi um fiasco nao tinha conseguido entender esse negocio de arco de reflexo...bigado

Anónimo disse...

ixu e uma merda

Anónimo disse...

Este post, foi o melhor que eu li em toda a minha vida.
Continuem o bom trabalho.
Diana

Anónimo disse...

estou no 9º ano e sinceramente nao me ajudou la muito, voces deveriam explicar melhor

Anónimo disse...

vc poderia falar dos casos em que ao neuronio sensitivo ou o neuronio motor são cortados ... o que acontece... quando haverá dor e quando não haverá!!!

abraços

Anónimo disse...

ME SALVASSE!

Anónimo disse...

adorei a explicação vai me ajudar muito porém, seria necessario descrever as estruturas de um arco reflexo., é so o q falta., Obrigado!!!

Anónimo disse...

legal me ajudou no trabalho da universidade

Anónimo disse...

Mto Obrigada pela ajuda. Foi uma luz no fim do tunel, continue assim ......Adorei.....

Anónimo disse...

Valeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeu!

Anónimo disse...

mt bom:)

Anónimo disse...

muito bom!!
amanhã vou fazer prova de biologia sobre S.N. e me ajudou muito, pq eu não sabia explicar como se dava o processo de arco reflexo...


hahahaha..

Anónimo disse...

voces deram uma explicacao apenas no geral,para uma melhor comprencao e necessario dizer porque as coisas acontecem dessa forma,explicar passo a passo a transmissao do impulso

Anónimo disse...

boooooooooooom *-*

eusa valgy disse...

muito bom, salvou minha vida. Agora sim meu trabalho ta completo. . . . Adorei, mto bom. . . .

Eusa valgy, moçambique

Anónimo disse...

adorei essa explicação!! tá melhor q a explicção do minha professora kkk

Anónimo disse...

Isso não tá bem explicadoo

Anónimo disse...

booooooooooooooooom '

Jorge Ramiro disse...


Eu concordo com as outras pessoas que escreveram comentários. Parece boa explicação. Clara e didática. Então, cuidado de tomar anabolizantes muitos. Não devemos misturar o anabolizante com redutor de volume cresça mais cabelo. Cuidado com isso.