segunda-feira, agosto 30, 2004

Ciclo Menstrual

Na sequência do post anterior e de modo a evitar que seja necessário recorrer-se a este tipo de contraceptivos existem vários metódos que retiram o grande risco de se engravidar ou contrair DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), mas além desses métodos é necessário antes de mais conhecer-se o sistema em que estes actuam e também conhecer o corpo, neste caso o corpo feminino, que quando bem controlado é possível evitar-se alguns dissabores, apesar das irregularidades inerentes.

Ciclo Menstrual

No início do ciclo (Dia 1) a glândula pituitária secreta FHS ( follicule stimulating hormone - Hormona folicular estimuladora) que causa o aparecimento de um folículo imaturo nos ovários
A FHS continua a exprimir-se e a permitir o desenvolvimento do folículo, até que a um certo momento (por volta do 6º dia) o próprio folículo começa a secretar estradiol que possui dois grandes efeitos:
  • Estimula o crescimento das paredes interiores do útero.
  • Estimula receptores na glândula pituitária.

Assim que um nível suficiente de estradiol é alcançado, a glândula pituitária é estimulada a libertar LH (luteinizing hormone). Esta hormona irá causar a ocorrência da ovulação (Dia 9).

A ovulação ocorre e a LH provoca a libertação do óvulo que se dirigirá para as trompas de falópio. A partir desde momento, se o esperma se encontrar com o óvulo a mulher terá a probabilidade de ficar grávida (Dia 12).

A LH continua a sua influência e o folículo agora vazio transforma-se em corpus luteum que começa a secretar estradiol e progesterona, substâncias estas que serão importantes na formação do útero para a sua nova tarefa: a construção de condições para receber o óvulo, aumentando o volume das paredes e formando uma textura adequada para a recepção e captagem do óvulo, que poderá já estar fecundado ou fecundado durante este processo de captagem.

Se não ocorrer fecundação os níveis de progesterona começarão a decrescer e os vasos sanguíneos das paredes do útero começaram a contrair-se dando início à menstruação (dia 26 em média). Finalizado isto o ciclo tem o seu fim e está pronto a começar-se outro.

A linha verde representa a fertilidade da mulher.

Artigo baseado em: Carlson. Neil R., NeuroScience Animations For Foundations of Physiological, Fifth Edition

1 comentário:

Anónimo disse...

ey eh FSH neh FHS não
xD