terça-feira, agosto 17, 2004

Trepanação

As doenças cerebrais, como é óbvio, não são um exclusivo do nosso tempo, efectuando-se operações no crânio já há milénios. A operação da qual se registam mais descobertas é a trepanação. A trepanação consiste em remover uma placa de osso de modo a aceder ao cérebro.


Utilizando-se as mais variadas ferramentas tais como serras, ferramentas estilo formão e martelo ou mesmo um instrumento circular, criado de propósito para o efeito, que possuia uma ponta com várias lâminas que ao provocar-se a rotação no extremo oposto este começava a furar a derme e o crânio.


Existem registos de utilização destas técnicas no Egipto Antigo, na Grécia e nos tempos pre-históricos e clássicos romanos, no Oriente Médio e Distante, entre as tribos célticas, na China (antiga e recente), na Índia, entre o Maias, Aztecas e Incas, entre os índios brasileiros (karaya e eugano), nos Mares de Sul, e na África do Norte e Equatorial (onde elas ainda são realizadas, inacreditavelmente).

Estas cirurgias, nada delicadas, eram, muitas vezes, efectuadas para saírem "espíritos" ou por alguma causa isotérica, sendo, no entanto, também aplicada para efectuar alterações directamente no cérebro quando se possuia mais informação teórica e prática.
Dependendo do tamanho do orifício, o índividuo poderia sobreviver durante vários meses apenas com a derme a cobrir, podendo assim conseguir sentir o seu próprio encéfalo na ponta dos dedos se o desejasse. De realçar que em crianças a reestruturação óssea é muito mais rápida, e dependendo do tamanho do oríficio, o osso poderia cobrir a abertura por completo.
Ainda é efectuada esta técnica nos nossos dias, mas no entanto são apenas efectuados 3 pequenos oríficios num plano que possibilitam a remoção da placa de osso, terminada a cirurgia é possível colocar de novo a placa, coisa que era impossível nos tempos antigos.
De salientar que durante todos os anos desde o primeiro registo de uma trepanação até ao século passado não se utilizava qualquer tipo de anestesia.

12 comentários:

Billroth,MD disse...

Autch.......SEM ANESTESIA.

Pois é, aquilo que hoje é tão banal como a anestesia, veio, além de tirar a dor, permitir que a cirurgia evoluísse e pudesse ser praticada sem os doentes se mexerem!!! Parece tirado do cenário mais tétrico de um qualquer filme de terror (qual Anatomia!!!), mas era mesmo assim a cirurgia praticada há algumas décadas atrás. "Os doentes tinham de estar bem amarrados e amordaçados".

FELIZMENTE, hoje já nada disto se faz e tudo se pespectiva para que daqui a um século, a cirurgia e a anestesia de hoje, apenas possa ser conhecida através de um qualquer livro de história da medicina.

Luis Pereira disse...

E a essa incapacidade das técnicas actuais é que se chama a verdadeira evolução. Tudo o que desconhecemos neste momento será um dia revelado, bastando para isso acreditarmos nas nossas capacidades enquanto seres "pensantes". Espero que a manipulação de células estaminais para aplicação e erradicação de doenças que afectam, sem piedade, a nossa sociedade seja também algo perfeitamente comum.

Anónimo disse...

pra mim, quem faz isso, tem pacto com o demo!

nilson disse...

gostaria de receber deppoimentos de pessoas que fizerão a trepanação e como é possiveu fazer está cirugia aqui no Brasil? meu nome é Nilson Ricardo meu e-mail é nilsonjjjc@yahoo.com.br.aguardo respostas...

Unknown disse...

Li recentemente um manga sobre o assunto. E ele mencionava assuntos como sexto sentido, levitação e outros fenomenos ligado a trepanação. O quanto disso é real? O nome do mangá é "Homunculo".

Unknown disse...

Queria me comunicar com pessoas que fizeram a trepanação se possivel mandem e-mail para mim manxa_hc@hotmail.com tenho curiosidade em saber a respeito dessa fabulosa operação.Muito obrigado!!!

Anónimo disse...

Olá! Li em uma recente publicação de a trepanação pode desenvolver sexto sentido, como sempre fui obssecado por paranormalidade gostaria de saber onde posso realizar tal procedimento e qual o valor em média.

Anónimo disse...

"Olá! Li em uma recente publicação de a trepanação pode desenvolver sexto sentido, como sempre fui obssecado por paranormalidade gostaria de saber onde posso realizar tal procedimento e qual o valor em média."

Pegue um revólver, aponte na cabeça e atire...

É cada uma...

José Junot Duarte disse...

Cada maluco com sua mania...!!!!

Andarilho virtual disse...

E esta cirurgia voltou a ser feita com freqüência rotineira, especialmente aqui no Brasil. Em Minas, devem ter feito mais de 1.000 procedimentos! Mas agora são feitos em bebes com a função de 'abrir a moleira'.

Anónimo disse...

Gostaria de saber mais sobre pessoas que fizeram a trepanação, gostaria de saber também onde fazer no Brasil. Meu nome é ED email é edxavier73@hotmail.com
obrigado.

Eduardo disse...

Nada disso é real, deixa de viajar na maionese kkkk