domingo, agosto 15, 2004

A firewall do Windows Xp é realmente segura?

Se ao questionar-mos 100 pessoas acerca das políticas de segurança da Microsoft, vamos receber poucos feedback's negativos. A Microsoft modificou a sua antiga firewall de ligação á internet e substituiu-a por uma nova firewall que é activada por defeito aquando uma nova configuração de rede é efectuada.
Contudo esta firewall não consegue ser suficientemente "boa" pois só efectua metade do trabalho que deveria realizar, isto é, bloquear tanto o trafico que entra na maquina como o trafico que sai.
A afirmação que assombra a mente dos leitores é: "mas isso é o que eu preciso, eu preciso é de protecção exterior, pois interior não é preciso". Mas este pensamento está completamente errado, pois atravéz de simples programas (worms, trojans, etc..) a firewall pode ser desligada e então o utilizador ficar completamente vulneravél a ataques de qualquer ordem....

Esta firewall é encontrada em todas as versões do Windows XP e em todos os Service Pack's. Contudo para os utilizadores do windows que tenham uma minima preocupação com segurança no seu computador sugeria a mudança para uma firewall de uma outra empresa privada (€€).

Poderia agora mostrar exemplos práticos da actuação da firewall a certos ataques tanto externos como internos para mostar tudo o que escrevi, mas deixo para um outro post caso exista alguem realmente interessado no assunto.
De momento ja existem várias empresas de seguranca que resolvem este "pequeno" problema atravez das firewall's privadas, mas acessiveis a todos os utilizadores.

1 comentário:

Anónimo disse...

Este artigo sobre a firewall do xp é palavra por palavra o que foi publicado no flexbeta.net.
http://www.flexbeta.net/main/articles.php?action=show&id=76

Já que te deste ao trabalho de traduzir para português, porque não indicar a fonte?

Filipe_