quinta-feira, agosto 19, 2004

1, 618033..., o número da beleza

Que tem este número que nenhum outro tem? Como se relaciona com a concha do náutilo, as couves-flor, os girassóis ou a Mona Lisa?
Tal como pi (3, 141 592...) representa o corpo geométrico mais perfeito, a esfera, o 1, 618 033... é o número da beleza. Luca Pacioli, um monge do séc. XV, chamou-lhe a Divina Proporção, talvez numa tentativa de adaptar os novos conhecimentos científicos aos dogmas da Igreja. Explicava ele que tinha correspondência com a Santíssima Trindade pois, tal como há uma mesma substância em 3 pessoas (Pai, Filho e Espírito Santo), uma mesma proporção será sempre encontrada entre 3 termos, nunca mais ou menos.
Por detrás desta explicação esotérica, própria de alquimistas e ocultistas, está o célebre código de Da Vinci, a relação que ele próprio baptizou como número áureo. Séculos mais tarde, o matemático norte-americano Mark Barr atribuiu-lhe a letra grega Fi em honra de Fídias, escultor que o utilizou nas suas obras.
Encontramos o número áureo em tudo o que consideramos belo: no corpo humano, animais e plantas, na arquitectura, o próprio DNA, o código da vida, obedece a esta proporção maravilhosa.

Desafio aqui os meus companheiros "contribuidores" deste blog (sim, disse bem! "contribuidores" porque contribuem, e a língua é um sistema vivo ;) ... mas isto será conversa para outro post!) a explorarem e apresentarem o tema aos leitores. Eu com números não me atrevo...

Recolhi informação para este post no último número da revista Super Interessante.
Se ficaram mesmo curiosos, "cusquem" aqui em baixo!


(As sementes do girassol surgem ordenadas em espirais construídas com o número áureo)

3 comentários:

Jack disse...

O número da beleza ou "razão de ouro", como é usualmente designado é, a par da sequência de Fibonacci, uma das mais curiosas leis matemáticas pelas quais se parece reger a própria natureza. Um exemplo clássico da razão de ouro encontra-se na fachada do Partenón da actualmente tão mediática Acrópole de Atenas, mas o mesmo se pode encontrar num simples cartão de crédito ou nas novas cartas de condução... Uma simples pesquisa no Google ou numa enciclopédia trará muitos outros espantosos exemplos. :)

Jack disse...

Não tinha ainda visto o link da figura no fim do post que é de facto bastante interessante, no entanto também se podem encontrar fácilmente diversas páginas com informação similar em português...

(peço perdão por todo este "paleio" mas trata-se de um assunto que me apaixona de verdade)

SaoAlvesC disse...

O teu "paleio" como lhe chamas é sempre bem vindo! :))
Podes sempre acrescentar o que aches pertinente, estás à vontade. Aqui estamos para aprender uns com os outros!
jinhu, e volta sempre...