quinta-feira, agosto 19, 2004

Narcolepsia

Quem viu o filme Rat Race ou Corrida de Loucos decerto irá reconhecer esta perturbação crónica do sono no personagem desempenhado por Rowan Atkinson, mais conhecido por Mr. Bean em que este adormecia a qualquer momento de maneira imprevisível sem dar importância a local ou hora.
Apesar de parecer uma paródia, tendo em conta o personagem que é, esta doença existe e é exactamente dessa maneira que ela se manifesta. Estes surtos de narcolepsia são completamente imprevisíveis e em grande parte irresistíveis, acontecendo mesmo depois de um adequado estado de sono durante a noite.
Existem 3 sintomas clássicos de narcolepsia, perturbação para a qual a causa ainda não é conhecida:

Cataplexia --> Episódios súbitos de perda de função muscular, variando de uma pequena perda até à paralisia corporal total. Este tipo de episódios podem ser despoletados por reacções emocionais tais como o riso, a raiva ou o medo. O sujeito encontra-se consciente durante todo o episódio que poderá durar de vários segundos a vários minutos.

Paralisia no sono --> Inabilidade temporária de falar ou de se mexer ao adormecer ou ao despertar.

Alucinações Hipnogógicas --> vivência, regularmente assustadora, de experiências de sonho que ocorrem ao despertar ou ao adormecer.

Esta perturbação é encontrada em indivíduos tanto do sexo masculino como feminino, em qualquer idade, sendo mais detectada em adolescentes e jovens adultos, existindo uma forte probabilidade de esta ser hereditária já que de 8% a 12% de indivíduos que padecem desta doença possuem no seu ciclo familiar próximo um familiar com narcolepsia.


Artigo baseado em: National Institutes of Health,(1996), Facts About Narcolepsy, NIH Publication No 96-3649, October 1996


Sem comentários: