sábado, outubro 20, 2007

O DESPORTO E AS BASES DE UMA SOCIEDADE EVOLUIDA

Como primeiro post, decidi partilhar uma ideia muito pessoal, como vejo as sociedades modernas, as suas prioridades e como o desporto, na minha opinião, pode estar ligado directamente com as suas linhas de desenvolvimento.


O desporto moderno, basicamente como o conhecemos hoje foi “inventado”, em Inglaterra, e começou a aparecer nos seus colégios, algures no Séc. XVIII.

No séc. XVIII, na Inglaterra, principalmente nos seus colégios onde já estava praticamente implantado o Capitalismo, pela ideologia capitalista, ordem, racionalismo, competição e a iniciativa individual, foi desenvolvido um formato inédito para os jogos populares da altura, surgem então, os campeonatos entre as escolas, os clubes e federações, assim surge a competição moderna!


Ordem, racionalismo, competitividade e iniciativa individual…

Estes atributos descrevem um atleta de sucesso ou um profissional de sucesso?

O mais certo é descrever os dois.

Desde jovem, qualquer desportista tem monitores e treinadores que lhe incutem (ou deveriam incutir), ordem, racionalismo, competitividade e iniciativa individual, bem como outros valores muito importantes, ética, trabalho em equipa e responsabilidade, atributos estes que são importantes para qualquer cidadão viver com equilíbrio na sociedade em que se insere e ao mesmo tempo ser dinâmico e contribuir para o seu crescimento.


É um facto: a sociedade que tiver os melhores profissionais (Professores, Médicos, Eng.º s, Advogados, economistas, etc. …) tem a capacidade de evoluir mais rapidamente que as demais.

Embora não seja implícito (e não acontece sempre), um jovem desportista que siga todas as suas etapas, tem grandes condições para vir a ser um excelente profissional.


O crescimento económico e social Espanhol.

Na década de 80, Espanha economicamente estava ao nível de Portugal, não se notava grande diferença no nível social entre países vizinhos.

Desde então ultrapassou Portugal e actualmente é uma super potência europeia e mundial.

Mas o que aconteceu no final da década de 80 em Espanha? O que os capitulou para tais avanços económicos e sociais?


Quando Espanha recebe a noticia que em 9 de Agosto de 1992, Barcelona iria ser o palco dos Jogos Olímpicos, a sua politica e organização desportiva foi totalmente revista e reestruturada, um projecto a longo prazo começou então a ser construído, onde tudo começava na formação pessoal e desportiva dos jovens que entravam para as escolas.

Essa organização revolucionou os horários escolares, clubes de praticantes, federações, associações, infra-estruturas, etc. etc.


Actualmente o sucesso desportivo Espanhol é incontestável em todas as principais modalidades e a acompanhar esse sucesso esteve sempre o sucesso politico, económico e social do próprio país, não acho que seja coincidência, acho que é um facto e uma verdade, em Espanha como também em Inglaterra, EUA, etc., onde por exemplo, existem bolsas de estudo para os desportistas e onde o desporto pode decidir a colocação em faculdades, nesses países o desporto é uma das bases principais para o desenvolvimento cívico e económico, e os resultados estão à vista, infelizmente em Portugal ainda não é.

Sem comentários: