quinta-feira, junho 30, 2005

Personalidades

Pegando num tópico deixado por Cláudio Costa, e extremamente pertinente para a compreensão do ser humano e da sua interacção com o mundo decidi fazer um post: a personalidade. Existe um sem fim de autores que estudaram, estudam e estudarão a personalidade e factores inerentes a esta. Uma das teorias que tenho andado a aprofundar ultimamente devido a um projecto académico é a de Theodore Millon, importante contribuidor para o desenvolvimento do DSM-IV e de despistagem clínica de personalidades patológicas. Segundo este autor existem 11 padrões clínicos de personalidade: esquizóide, evitante, depressivo, dependente, histriónico, narcisista, antisocial, sádico, compulsivo, negativista e masoquista.
Irei elaborar um resumo muito sucinto de cada um deles, e quem sabe o leitor possa vir a identificar-se com algum:

Esquizóide --> Distinguido pela sua lacuna de desejo e incapacidade para experienciar quer prazer quer dor profunda, estes indivíduos tendem a ser apáticos, distantes e não sociáveis. Já que as suas necessidades emotivas e de afecto são mínimas, o indivíduo funciona como um observador passivo afastado das recompensas e afeições das relações interpessoais.

Evitante --> Basicamente receoso e alerta, estes indivíduos encontram-se constantemente em alerta, sempre postos a distanciarem-se dado a antecipações ansiosas de experiências humilhantes ou dolorosas.

Depressivo --> Estes indivíduos tendem a acreditar que a dor é uma parte permanente e estável da vida, e que o prazer não é possível.

Dependente --> Dirige-se aos outros para obtenção de uma fonte de segurança, estas pessoas esperam passivamente pelo afecto, segurança, orientação e liderança dos outros, mantendo-se, por vezes, sob a ordem dos outros apenas com o objectivo de possuir a sua afeição. Lacuna de iniciativa e autonomia é muitas vezes consequência de sob protecção parental.

Histriónico --> Manipulador, estes indivíduos procuram maximizar a quantidade de atenção e tratamentos favoráveis que recebem enquanto que minimizam o desinteresse e desaprovamento dos outros. Os seus comportamentos inteligentes e cheios de "artimanhas sociais" dão a aparência de auto-confiança elevada e independência. Por trás deste disfarce reside no entanto um medo de autonomia e uma necessidade de constantes sinais de aceitação e aprovação de todas as fontes interpessoais e contextos sociais

Narcisista --> Distinguido pelo seu egoísta envolvimento, estes indivíduos sobrevalorizam o seu desempenho e valor, mantendo confiança e superioridade que é insustentável por conquistas reais. Assumem em todas as circunstâncias que os outros irão reconhece-los como alguém "especial" exibindo um ar de auto-confiança arrogante.

Antisocial --> Enveredam em comportamentos ilegais ou de dupla intencionalidade com vista a explorar o seu environment para ganhos próprios, sendo irresponsáveis e impulsivos, julgam os outros como não sendo leais nem de confiança.

As restantes personalidades serão descritas no próximo post. Reconhecem alguém?

4 comentários:

augustoM disse...

Tenho muita pena que não apresentem todos os tipos de personalidade de um só vez. Sem saber o que os outros tipos de personalidade caracterizam, estes primeiros não podem ser comentados. Gostaria de arriscar um comentário, mas tenho de esperar peolo resto.
Um abraço. Augusto

LN disse...

Levo o link...
:)

Anónimo disse...

E os neuróticos? Desapareceram? Nunca mais ouvi se falar en neurose. Agora todos são bipolares. Por quê?

Anónimo disse...

Falem-me de "Personalidade próactiva", esta personalidade é pedida no mundo do trabalho e seu que está emanada de positivismo. Mas digam-me algo que não saiba, em pormenor dela.