quinta-feira, junho 30, 2005

Ciúmes, mais ainda

Há algum tempo fiz um post sobre ciúmes, que gerou o maior número de comentários do Pras Cabeças.Realmente, o tema é fonte de inesgotáveis discussões, mobiliza a criatividade de grande parte dos artistas, divide opiniões.
Se alguns consideram que o sentimento de ciúme é prova de amor - "quem ama teme perder o objeto amado e zela pela sua conservação" - por outro lado, os que o experimentam e os alvo deste sentimento sofrem terrivelmente.Naquele post, entre outras coisas, escrevi:
Os ciúmes podem ser decompostos em três sentimentos básicos que se manifestam em condutas correspondentes:
  • a) Insegurança: baixa de auto-estima e conseqüente medo de não ser amado, ansiedade, sentimento de posse e necessidade de controle. O ciumento se torna possessivo e cada vez mais insuportável ao outro. Cava sua própria desgraça!
  • b) Inveja: quero que meu (minha) amado(a) não dê a outrem o que julgo ser somente meu; não tolero ver outra pessoa receber o carinho, o afeto, o olhar daquele(a) que amo!
  • c) Raiva: odeio meu amado (minha amada) quando não faz aquilo que eu desejo. Odeio também quem recebe a atenção que deveria ser somente para mim. E meu ódio me leva à agressividade: tenho de destruir ambos: meu objeto de amor – que agora odeio – e o intruso – usurpador do meu bem e causa minha perda.

Há casos ainda mais graves:Na Psiquiatria, há uma categoria diagnóstica denominada "Ciúme Mórbido ou Patológico", caracterizada por "vários sentimentos perturbadores, desproporcionais e absurdos, os quais determinam comportamentos inaceitáveis ou bizarros. Esses sentimentos envolveriam um medo desproporcional de perder o parceiro(a) para um(a) rival, desconfiança excessiva e infundada, gerando significativo prejuízo no relacionamento interpessoal."


Há ciumentos que sofrem até pelo passado das pessoas que amam, pesquisando fotos, cartas, restos de lembranças. Assaltam as gavetas e os guardados, tentam decifrar nas conversas de parentes quaisquer referências a antigas paixões. Infernizam a vida do(a) parceiro(a), querendo detalhes sobre a vida afetiva prévia, lugares, posições, carícias preferidas, etc.Ou seja: um mundo de sofrimento, angústia, desentendimentos, determinado pela "sombra monstruosa do ciúme" (Caetano Veloso, O Ciúme).


Os casos de ciúme patológico geralmente evoluem para tragédias, uma vez que seus portadores provavelmente têm um Transtorno de Personalidade subjacente:


Personalidade paranóide: A característica essencial deste distúrbio é uma tendência global e injustificável para interpretar as ações das pessoas como deliberadamente humilhantes ou ameaçadoras. Tem normalmente início no final da adolescência ou no começo da idade adulta. Quase invariavelmente há uma crença de estar sendo explorado ou prejudicado pelos outros de alguma forma e, por causa disso, a lealdade e fidelidade das pessoas estão sendo sempre questionadas. Muitas vezes o portador deste Transtorno é patologicamente ciumento e questionador da fidelidade do cônjuge, ao ponto de causar situações francamente constrangedoras.


Personalidade obsessiva: Há, neste Transtorno de Personalidade, um padrão generalizado de perfeccionismo e inflexibilidade. As pessoas assim preocupam-se com a observância das normas, das regras, com a organização e com os detalhes. Normalmente são escravizados pelo simétrico, pelo limpo e pela ordem das coisas, desde a arrumação de seus pertences pessoais (guarda-roupas, gavetas, mesas), até a organização extremamente cuidadosa de coisas relacionadas à ocupação e profissão.Outra situação muito propícia ao ciúme mórbido ou patológico é o alcoolismo crônico, quando toma a forma de delírio celotípico:
--> o alcoolista, já com manifestações deliróides e alucinose alcoólica, passa a desconfiar absurdamente do cônjuge, fantasiando situações, interpretando fatos corriqueiros (telefonemas, pedaços de papel jogados no lixo, olhares na rua) como provas irrefutáveis de que estão sendo traídos. (Freud chega a falar de uma identificação do ciumento com o parceiro e um desejo inconsciente de estar em seu lugar(!), denotando uma tendência homossexual (!) - depois a gente fala disso).

[Escrito por Cláudio Costa, psiquiatra, psicanalista e blogueiro: http://prascabecas.blogspot.com]
A este colaborador fica aqui registado o nosso agradecimento.

14 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde Claudio.

Tenho um sério problema com ciúme e até faço tratamento com psiquiatra.
Não sei se meu caso se encaixa nestes dois termos usados no blog.
Já tive experiências terríveis de traição pelos pelos antigos namorados. Hoje em dia sou casada com um cara que é meu sorrateiro.
Tenho muito medo de ser traída novamente, por isto fico morrendo de medo se ele quer sair sozinho.
Ele tem um comportamento nada sutil por ser um homem casado.
Ele gosta de abrir sites eróticos na internet, as vezes até comigo perto. Mas na maioria das vezes ele abre quando eu vou tomar banho.
Veja minha posição, sou extremamente ciumenta e com dificuldade de confiar nas pessoas
e ele ainda faz isto.
Não dá para segurar a onda!
Raquel.

Mafalda disse...

Olá!

Em primeiro lugar gostaria de manisfestar o meu agrado ao ler um artigo tão fundamentado sobre um tema que me atormenta e se possui de mim... todos os dias...!!

De facto identifico-me com tudo o que disse, ou quase tudo, basicamente a minha história é um rol de acontecimentos desagradáveis que estão me afectar cada vez mais e prncipalmente, a minha relação que tenho à 2 anos com uma pessoa, que no seu passado "fazia das suas" e nunca teve um relacionamento duradoiro com ninguém.

Resumindo sou uma pessoa controladora, controlo tudo, desde telemóveis, conversas de amigos, constantemente a telefonar, msg e se não me responde no minuto seguinte começo logo a dizer que está com esta e aquela. Já disse coisas horrendas, das quais nunca eu mesma acreditei, e não me orgulho. Depois a juntar a isto, trabalha num local onde maioritáriamente são mulheres... e que por trabalho têm de se comunicar, até um simples e-mail me deixa insegura e é um motivo para uma discussão...

Reconheço que sou doente, no que se refere ao ciume, mas de facto não consigo superar isto por muito que queira, o problema é que até me considero uma pessoa bonita e bem apresentável... mas não consigo perceber realmente porque faço isso!!!

Conversas sobre este assunto já não são permitidas em casa devido à quantidade enorme de conversas que terão sido feitas no passado...

Tenho a minha relação num fio e gostava mesmo de melhorar, controlar, a emoção do ciume, fazer dele algo saudável e não doentio...pois somos duas pessoas que no seu perfeito juízo constituimos um casal invejável, damo-nos muitissimo bem e temos muito em comum, completamo-nos... mas assim ele não aguentará muito mais tempo como está farto de me dizer...

No que toca a ajuda médica não tenho condições para tal, as consultas são muito caras, precisava mesmo de um empurrão e umas dicas para auto-ajuda.

Obrigado.

Bela disse...

Aiii,é uma insegurança...não é mesmo?
confesso que eu não tinha tanto ciumes,mas de uns tempos pra ca...
nossa! leio e mails vejo a carteira...ai que coisa feia!rs
e nunca ele me deu motivo algum e nem dá mas eu fico de marcação achando que a qualquer momento pode ter aparecido alguem mais interessante!

Anónimo disse...

estou namorando a 2 anos, com um ciumes muito grande vou me destruindo, achando que sou a pior pessoa do mundo. Já cheguei a ponto de segui-lo, e ele então foi levar uma mulher que deseja ele até em casa, não vi beijos e nem abraços, mas pra mim o fato dele leva-la ja me fez terminar, ele me pediu desculpa e disse que nunca chegaria a me trair, mas ta dificil de acreditar, toda vez que ele precisa ficar ate mais tarde no serviço eu fico desconfiada pensando se ele vai até a casa dela ou nao..isso realmente me atormenta, já nao sei se eu quero continuar com ele mesmo o amando.
Tentei diversas vezes confiar, mas quando eu mais preciso da minha mudança eu vejo que estou igualzinha a antes, isso me mata por dentro...ja estou até me achando feia, penso que nao faço ele feliz, e agora passa pela minha cabeça, terminar para deixar ele ser feliz com outra mulher, ja que eu nao tenho essa capacidade.
me ajudem!

Anónimo disse...

estou namorando a 2 anos, com um ciumes muito grande vou me destruindo, achando que sou a pior pessoa do mundo. Já cheguei a ponto de segui-lo, e ele então foi levar uma mulher que deseja ele até em casa, não vi beijos e nem abraços, mas pra mim o fato dele leva-la ja me fez terminar, ele me pediu desculpa e disse que nunca chegaria a me trair, mas ta dificil de acreditar, toda vez que ele precisa ficar ate mais tarde no serviço eu fico desconfiada pensando se ele vai até a casa dela ou nao..isso realmente me atormenta, já nao sei se eu quero continuar com ele mesmo o amando.
Tentei diversas vezes confiar, mas quando eu mais preciso da minha mudança eu vejo que estou igualzinha a antes, isso me mata por dentro...ja estou até me achando feia, penso que nao faço ele feliz, e agora passa pela minha cabeça, terminar para deixar ele ser feliz com outra mulher, ja que eu nao tenho essa capacidade.
me ajudem!

Natynha Sousa disse...

Acabei de criar um blog que diz sobre assuntos variados e adorei o seu, pois o meu fiz como se fosse um diário, e o primeiro dia coloquei sobre ciúmes rs... Adorei o seu blog

NIK disse...

adorei o texto!

Anónimo disse...

adorei o texto!

NIK disse...

...........

Ana disse...

Boa Tarde!
Gostei muito do texto, me identifiquei porque sou realmente muito ciumenta,sou noivo e estou com ele vai fazer 3 anos, nunca senti ciúmes,mas de uns tempos para cá passei a ficar doentes de ciúmes, algumas pessoas dizem que eu já trai ele por isso esse ciúmes mas nunca trai, e ele me disse que de tanto eu falar que eu traio ele, ele tá querendo saber como é trair, si que exagero, vou atrás, ligo para o serviço dele, sigo ele, nunca vi nada, pelo contrário ele tá sempre com os amigos, mas mesmo assim eu fico triste e doente por isso, tô entrando em depressão, me ajudem...não sou feia, mas me sinto inferior as outras mulheres.Me ajudem por favor?

Anónimo disse...

Procurem o MADA da cidade de voces. É um grupo de mulheres que se reunem para dar depoimentos. Me ajudou bastante. Procurem na internet e vejam onde voces podem encontrar esse grupo.

Clara disse...

TRATAMENTO GRATUITO: REUNIÃO DE CIUMENTOS ANÔNIMOS, NO RIO DE JANEIRO, EM SÃO PAULO E ON LINE, NO APLICATIVO PALTALK, PARA TODO O BRASIL. INFORMAÇÕES NO BLOG http:ciumentosanonimos.wordpress.com ou no telefone (11) 96404-7228.

Eliška Alžbětka disse...

HeLLo todo mundo, meu nome é Juliana María e sou uma das pessoas que se beneficiaram do doutor idialu Love Spell. O grande Doutor Idialu apareceu no meio da minha vida quando toda a esperança se perdeu. Eu desisti da vida e pensei que a melhor maneira de curar meu coração partido foi tirar minha vida depois que eu tentei vários processos para se reunir com meu marido que me largou depois de dois anos de nosso casamento por outra mulher, mas nenhum dos meus esforços funcionou. Eu me decidi a continuar com o meu plano de suicídio antes que um espírito estranho se apoderasse de mim como uma chuva e me ajudasse a pesquisar on-line. Depois de ver tantas palestras sobre o amor do doutor Idialu, eu relutantemente procurei e encontrei testemunhos e recomendações incríveis sobre ele, o que me encorajou a contatá-lo através de seu email. Ele respondeu e me pediu para enxugar minhas lágrimas e desistir de qualquer ato para tirar minha vida; ele disse que meu caso é solucionável depois de consultar seu Oracle. Bem, aqui estou hoje agradecendo Doctoridialulovespell por salvar minha vida e trazer de volta meu marido. Estamos tão felizes hoje e mais felizes do que nunca. Ele também me ajudou a parar meu problema de parada cardíaca. Sou muito grato por estar entre as pessoas que compartilham esse testemunho.
Entre em contato com ele neste E-mail: doctoridialuspellcaster@gmail.com
Entre em contato com ele via WhatsApp também: +2348091890776

(1) Se você quer seu ex de volta.
{2} Se você estiver procurando um emprego
(3) Você quer ser promovido em seu escritório.
(4) Você quer mulheres / homens para correr atrás de você.
(5) Se você quer uma criança.
(6) Você quer ser rico.
(7) você quer se casar com feitiços
(8) Remover a doença do seu corpo
(9) Feitiço de Negócios
(10) trazer de volta o amor perdido
 (11) Você quer que seu homem durma sempre na cama
(12) Você quer que seu homem nunca tenha olhos em outras mulheres, exceto você
(13) Você quer viver além da imaginação humana)
(14) garantir que você vença processos legais e divórcio, independentemente do estágio
E perdeu mais.

Katherine Johnson disse...

Moj mož je varal z mojo prijateljico, preselil se je k drugi ženski. Moj mož, ki ne bi mogel brez mene zdaj ne želi videti mene. Tako sem vesel, da sem dobil moj ljubek mož nazaj, ko sem bil scammed dvakrat ponaredek urok caster, ampak se zahvaljujem Bogu, da dr Lomi pomagal pripeljati nazaj moj mož brez odlašanja brez kakršne koli oblike prevara dejavnosti. Obrnite se na tega Boga poslal urok caster na njegovo WhatsApp številko;+2349034287285 Ali Email; LOMIULTIMATETEMPLE@GMAIL.COM obljubim, da vam bo pomagal rešiti vaš odnos problem, njegove besede so prepricani!