sexta-feira, março 04, 2005

Ritmo Circadiano

Com base numa dúvida surgida num comentário a um post anterior é importante definir aquilo que se trata quando se refere o termo ritmo circadiano, já que este é um termo muito comum quando se fala de homeostasia e auto- regulação corporal.
O termo “ritmo circadiano” provém do Latim circa diem, que significa “por volta de um dia”. Como o próprio nome sugere este ritmo desempenha as suas funções em ciclos de 24 horas. O ritmo circadiano regula todos os ritmos do corpo desde a digestão até ao processo de eliminação, desde o crescimento ao renovar das células, assim como a subida ou descida da temperatura.
O “relógio” que processa e monitoriza todos estes processos encontra-se localizado numa área cerebral denominada núcleo supraquiasmático, localizado dentro do hipotálamo na base do cérebro e acima das glândulas pituitárias. A glândula pituitária é conhecida como a glândula “mestre” já que é esta que controla a sintetização hormonal.

9 comentários:

Bernardo disse...

Este blog é notável! Fantástico, mesmo. Parabéns!

Luis Pereira disse...

Muito obrigado pelo imensamente agradável comentário. Se quiser participar neste esteja à vontade, o mail é het@netvisao.pt :)

Billroth,MD disse...

Bela ideia. Vou procurar também algo acerca da influência da Gl. Pineal no comportamento sexual humano e nos animais...

Neurologia é algo de transcendental!

Sombra disse...

Muito interessante este artigo.
Como estou a fazer um estudo sobre a necessidade de luz natural para o conforto humano, e surgem algumas referências ao Ritmo Circadiano, gostaria de saber se tem conhecimento de alguma bibliografia que verse esta relação (a minha área é a arquitecura, daí algum desconhecimento sobre esta matéria, que gostaria de atenuar...) Muito obrigada.

Anónimo disse...

Muito bem, vim aqui para especificar algumas coisas sobre o Ritmo Circadiano, o porque disso? estou fazendo minha monografia da faculdade tem como base esse assunto "o que acontence com o aviador" com o ritmo circadiano, gostaria que se podesse mandar algum tipo de material para eu poder ler e esclarecer algumas coisas eu agraço, sou o Gilson Machado e por favor se for possivel mandar material para mim mande pra gilson.mmachado@globo.com obrigado!!!

Anónimo disse...

Rapaz achei o que queria... Mas queria saber a resposta pra essa pergunta ó. QUal o nucleo hipotalâmico responsável pelo timo circadiano normal?
Se houver a resposta pra essa pergunta por favor entrem em contato comigo. Brigada!

Anónimo disse...

Queria saber qual a relação entre o ritmo circadiano com a produção hormonal

Anónimo disse...

Cara, seu blog é bom mesmo. O wikipédia esta até pegando seus textos. Olha aí
O termo circadiano provém da designação em Latim "circa diem", que significa "cerca de um dia".Ritmo circadiano, ou ciclo circadiano, designa o período de aproximadamente um dia (24 horas) sobre o qual se baseia todo o ciclo biológico do corpo humano e de qualquer outro ser vivo, influenciado pela luz solar.

O ritmo circadiano regula todos os ritmos materiais bem como muitos dos ritmos psicológicos do corpo humano, com influência sobre, por exemplo, a digestão ou o estado de vigília, passando pelo crescimento e pela renovação das células, assim como a subida ou descida da temperatura.

O "relógio" que processa e monitoriza todos estes processos encontra-se localizado numa área cerebral denominada núcleo supraquiasmático, localizado no hipotálamo na base do cérebro e acima das glândulas pituitárias.

Cuidado isso é plágio!!!

Anónimo disse...

Qual a relação entre homeostase e ciclo circadiano?