terça-feira, janeiro 18, 2005

O Sono

O sono é provavelmente uma das funções mais menosprezadas no ser humano e da qual o cidadão comum mais desconhece. O que está incutido no ser humano comum é de que o sono é um "shutdown" (desligar) do corpo e do cérebro, mas não é o caso. Este é o primeiro de alguns posts dedicados ao sono. Este irá abordar os estádios do sono.

Sono Non-REM
O sono NREM é o momento em que o corpo e o cérebro actuam exactamente como, em senso comum, é considerado o sono: a maioria dos músculos relaxa e as ondas cerebrais associadas com o estado de alerta desaparecem e são substituídas por uma crescente lentidão e aprofundamento de ondas de inactividade.
O sono NREM contribui para, em média, 70% do total de tempo de sono de um jovem adulto.Existem 4 estádios do sono NREM:

Estádio 1
  • A transição do estado de alerta para o sono ocorre dentro de minutos depois do surgimento de SREM.
  • O indivíduo encontra-se menos consciente dos estímulos que o rodeiam, mais relaxado, o ritmo respiratório assume uma característica regular e mais espaçado. É possível notar se o fenómeno SREM.
  • O indivíduo pode sofrer de experiências hipnogógicas durante este momento – sensações de queda, audição de vozes e possível visão de flashes ou imagens.São necessários de 5 a 10 minutos para proceder ao estádio seguinte
  • Este estádio contribui para cerca de 5% do tempo total de sono.

Estádio 2

  • Este estádio é o primeiro de verdadeiro sono e contribui para 50% do tempo total de sono.
  • O indivíduo encontra-se ainda menos consciente dos estímulos que o rodeiam, sendo este estádio caracterizado como “sono leve” dado que os indivíduos são facilmente acordados durante este período.
  • Estádio 1 e 2 são denominados estádios de sono transacionais. São necessários aproximadamente 30 minutos para completar estes dois estádios e iniciar o terceiro estádio.
  • As ondas cerebrais caracterizam-se por baixa voltagem e freqüência mista. Este estádio é caracterizado por “picos e Complexos-K” visíveis no monitor do EEG.

Estádio 3 e 4:

  • Também denominados Slow Wave Deep.
  • Estado de elevação relaxação, ritmo cardíaco baixo e regular assim como o ritmo respiratório.
  • Dificuldade elevada em acordar um indivíduo durante este período. Quando acordado o indivíduo encontra-se confuso e com dificuldades na velocidade de reacção sendo relativamente fácil a continuidade do sono.
  • Durante este período a hormona de crescimento é segregada. Possui um efeito de crescimento nas crianças enquanto que nos adultos cumpre a função de revitalização dos músculos.
  • Um jovem adulto saudável dispende cerca de 7% do tempo total de sono no estádio 3 e 11% no estádio 4.

REM (Rapid Eye Movement):

  • Durante este estádio, os olhos do indivíduo movem-se com grande rapidez enquanto as suas pálpebras se encontram fechadas.
  • O leitor do EMG (ElectroMioGrama) não regista sinais durante este período, denotando uma paralização muscular nesta fase.
  • Esta paralização temporária inclui os músculos respiratórios à excepção do diafragma.
  • A corrente sanguínea para o cérebro aumenta também neste período.
  • É durante este momento que o ser humano sonha.

Estes estádios de sono NREM e REM fazem parte de um ciclo, que toma a ordem anteriormente descrita. O ser humano possui vários momentos de sono REM numa só noite que se vão intercalado com momentos de sono profundo, sendo estes cada vez mais raros até ao momento de despertar, sendo substituídos por momentos de sono leve.

Visto num electroencefalograma é um constante alternar de frequências de ondas cerebrais, identificando no sono REM ondas em tudo similares aos padrões demonstrados quando estamos acordados. A função do sono no ser humano ainda não se encontra totalmente desvendada, no entanto tem havido enormes progressos nos últimos anos.

6 comentários:

Claudio Costa disse...

Bom saber sobre a estutura do sono. Sugiro complementar com "higiene" do sono (como se conseguir uma boa noite) e ainda abordar o tema dos malefícios advindos de uma noite mal dormida.

Luis Pereira disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Luis Pereira disse...

Evangelização??? Nós aqui tentamos meter um registo cientifico e sério, não gostaria de entrar por superstições e mitos que a sociedade enfrenta para lidar com a morte, porque é isso que é a religião, segundo a minha opinião. Também não compreendo essa sua definição de mente, mente rápida, mente lenta, mente parada??? De certo que já ouviu falar em neurónios e transmissões sinápticas e constituição do cérebro, não compreendo como é capaz de usar termos desses.
So mais um pormenor, as ondas cerebrais não se aprofundam nem desaparecem, só desaparecem quando morremos, elas manifestam-se, como visto num electroenfalograma em termos de amplitude e frequência, menor amplitude e alta frequência significam actividade, maior amplitude e menor frequência significam momento de repouso do cérebro. A razão do "porque dormimos?" ainda é algo desconhecida mas já há bases para sustentar que dormimos por causa de uma adaptação evolutiva já que durante o sono existe uma maior libertação de determinadas hormonas, entre elas a de crescimento, que nos adultos funciona como revitalizadora muscular, no entanto para ser eficaz tem de possuir um certo nível de hidratos de carbono, daí ser recomendável a refeição antes de dormir.

Luis Pereira disse...

Obrigado pelo elogio em relação aos posts, o mesmo posso dizer em relação aos seus, dos quais espero ter noticias em breve. Relativamente ao conflito religião x ciência tem toda a razão, são duas matérias que levantam grandes questões, principalmente quando incluidas na mesma sentença, e que devem ser devidamente estudadas sem desrespeitar, nem uma nem outra, e sem interferirem uma na outra para não causar impedimentos no seu desenvolvimento.
Em relação à criação de pontes entre vários temas, foi com esse intuito que este espaço foi criado, apesar de não tão participado como deveria ser, continua a ser um espaço onde se podem desenvolver várias ideias. Obrigado pela sua participação

whitesatin disse...

Ora aqui está um tema muito interessante. Gostei da explicação dos vários estádios do sono, e o gráfico é muito elucidativo. Quanto aos sonhos em si... Sonhar ou não sonhar, eis a questão. Eu, raramente me lembro dos meus sonhos, ou, como costumo dizer, não sonho. No entanto, já ouvi dizer que toda a gente sonha, até os animais.

Luis Pereira disse...

Relativamente ao facto de recordar os sonhos e estruturá-los Freud indicou uma táctica muito simples que ele próprio punha em exercício: ter um bloco de notas na mesa de cabeceira e mal acordava apontar o que se lembrava, visto que são os primeiros minutos o momento crucial para os pormenores mais importantes de um sonho. Relativamente ao sono dos animais está cientificamente provado que todos os mamíferos possuem sono REM, o que supostamente indica que sonham, por sua vez os répteis não possuem este tipo de sono. Será porque os mamíferos evoluiram muito depois dos répteis e o sono REM é algum tipo de sofisticação? Esta dúvida levanta muitas questões