sexta-feira, setembro 17, 2004

Saber viver com as Alergias

O que é uma alergia?

É uma reacção anormal da pele, olhos ou outra parte do corpo, provocada pelo contacto entre o organismo e uma substância estranha habitualmente inofensiva, chamada alergeno. Esta reacção surge apenas num segundo ou posterior contacto.

Como se manifestam as alergias?

Pode apresentar vários sintomas e sinais, em conjunto ou isolados. Os órgãos mais afectados e so sintomas mais frequentes são:

  • Aparelho digestivo: diarreia, edema da glote;
  • Pele: urticária, eczema;
  • Aparelho respiratório: asma, rinite;
  • Olhos: conjuntivite, eczema nas pálpebras.
Estas reacções podem ir de ligeiras a graves. O caso mais grave é o "choque anafilático", que é uma reacção que envolve todo o organismo, podendo pôr em risco a própria vida.


Quem pode sofrer de alergias?

Todas as pessoas podem sofrer de alergias. No entanto, filhos de pais com alergias têm maior probabilidade para desenvolverem reacções alérgicas.


Quais são os principais alergenos?

  • Ambientais: ácaros, pó de casa, pólen, pêlos de animais, bolores, fumos, gases;
  • Alimentares: proteínas do leite, peixe, marisco, ovo, frutos secos;
  • Medicamentos: penicilina, ácido acetilsalicílico e outros.

Os indivíduos alérgicos podem ainda reagir a alguns estímulos irritantes tais como: poluentes ( fumo do tabaco, poluição atmosférica), mudanças climatéricas, humidade, exposição industrial e ocupacional e medicamentos.


Como tratar as alergias?

Há medicamentos que aliviam os sintomas e podem prevenir o aparecimentos das reacções.
Na pele além do tratamento com medicamentos recomenda-se para o banhos, produtos emolientes e sem sabão, que não sequem a pele, aplicação de cremes e loções após o banho que mantenham a pele hidratada e que aliviem a comichão.
Há ainda um tratamento específico destinado a reduzir a intensidade da reacção alérgica ou anulá-la. este tratamento faz-se com doses pequenas do próprio alergeno e chama-se imunoterapia.


O que podes fazer para prevenir as alergias?

Evitar o contacto com os alergenos.

Em casa:
  • No quarto: não deve ser húmido, mas arejado frequentemente; o chão deve ser fácil de lavar e não deve ter tapetes ou alcatifas que acumulam pó e ácaros; o colchão deve ser aspirado regularmente; preferir cobertores e edredons sintéticos; utilizar coberturas antiácaros; lavar regularmente e a altas temperaturas (+ de 55ºC.) a roupa da cama; não fumar;

  • No resto da casa: aspirar com frequência e mantê-la isenta de pó; não ter animais se lhes for alérgico; as janelas devem ser mantidas fechadas na época da polinização;

Em viagem: se fores alérgico ao pólen mantém as janelas do carro fechadas;
Na alimentação: não ingiras nenhum do alimentos a que és alérgico.

Em relação às crianças:
  • Sempre que possível, nos primeiros seis meses de vida, as crianças devem ser alimentadas com o leite materno;
  • A introdução de novos alimentos deve ser gradual, conforme as instruções do médico;
  • Os alimentos mais alergénicos são: leite de vaca, alguns tipos de carne e peixe, chocolate, citrinos, morangos, frutos secos, etc.

(anf - Associação Nacional das Farmácias)

1 comentário:

Luis Pereira disse...

Eu não devo ter lido bem mas está a dizer que as alergias podem ter causas psiquícas? Que eu saiba Damásio estuda essencialmente substratos neuropsicólogicos associados com construtos humanos como inteligência, memória, emoções, etc esses sim com uma relação com a "mente" humana, nunca vi um estudo dele relacionado com alergias, mas posso estar enganado e nesse caso gostaria de o ver. Obrigado pela sua participação.