sábado, setembro 25, 2004

Esquizofrenia

A esquizofrenia é uma das patologias menos entendidas no panorama da saúde e doenças mentais, sendo também uma das mais confusas e bizarras.
Cerca de 1% da população mundial sofre de esquizofrenia durante a sua vida e apesar de se distribuir de forma equalitária entre sexos, ocorre prematuramente nos homens, normalmente durante a adolescência recente ou na faixa etária que circunda os 20 anos enquanto que nas mulheres a patologia, geralmente, manifesta-se mais tarde.
Mas indo de encontro ao grosso da questão a esquizofrenia é caracterizada por alucinações sofridas pelo indivíduo, vendo pessoas que ninguém mais consegue ver, ouvindo-as, tocando-as e sentindo todos os estímulos inerentes ao toque que consideramos verdadeiro.
Na grande maioria dos casos estas alucinações são responsáveis por histórias complexas que são incutidas na vida pessoal do indivíduo, como conspirações ou missões divinas.
Esta patologia começa a manifestar-se em sintomas como: estado de tensão do indivíduo, falta de concentração e de sono, levando a um retiro e isolamento social. Conforme a patologia progride os comportamentos são cada vez mais estranhos falando em coisas sem nexo e vivendo percepções incomuns.
Em alguns pacientes, as técnicas de mapeamento cerebral por imagens revelaram menor actividade cerebral no córtex pré-frontal e em alguns casos perdas reais de tecido, particularmente nas amígdalas-hipocampo, no lado esquerdo do cérebro. O córtex pré-frontal do cérebro afecta a memória, razão, agressividade e fala significativa; a actividade reduzida nesta área pode causar sintomas negativos. A área diminuída dos lobos temporais do cérebro e áreas límbicas que são relacionadas às emoções, parecem estar ligadas aos sintomas positivos, tais como ouvir vozes.

Alguns especialistas acreditam que a esquizofrenia se origina de uma desordem rara nos neurotransmissores (mensageiros químicos entre as células e o sistema nervoso). Um possível elo entre as anormalidades cerebrais e o desenvolvimento da esquizofrenia envolve o transporte de dopamina pelo neurotransmissor. A dopamina foi investigada por muitos anos, observando-se a princípio que certas drogas que reduzem a acção de dopamina no cérebro também reduzem os sintomas psicóticos. Por outro lado, drogas que aumentam a actividade da dopamina aumentam estes sintomas ou agravam a esquizofrenia. Esta pesquisa foi centralizada em receptores (moléculas nas células que se unem a outras moléculas) de dopamina, particularmente D1 (dopamina) e D2. Os estudos de imagem mostraram uma hiperactividade da dopamina nas partes do cérebro onde se parecem localizar os sintomas psicóticos. Em esquizofrénicos, o lado esquerdo do cérebro tende a ter concentrações mais altas de dopamina que o direito, o que provavelmente, não é devido a uma superprodução de dopamina mas a um aumento dos receptores químicos que atraem e fixam a dopamina em partes do cérebro que foram deterioradas. A pesquisa revelou também baixa actividade de receptores de dopamina, D1, ocorrendo no córtex pré-frontal do cérebro, o que pode ser relacionado a sintomas negativos. Actualmente, os especialistas sugeriram que um equilíbrio anormal de dopamina, e não só a hiperactividade, são gatilhos para a síndrome da esquizofrenia e outros transmissores e químicas do cérebro continuam sendo objecto de estudos, tais como os níveis baixos de aminoácido glicídio encontrado nos cérebros de pessoas com esquizofrenia, dirige-se a pesquisa aos possíveis mecanismos e tratamentos relacionados a esta substância. Novos estudos indicam que os pacientes tendem a ter anormalidades protéicas no efeito reparador estrutural em função das células nervosas; duas destas proteínas que estão a ser investigadas são a ESTALO-25 e alfa-fodrin.

Estudando a fundo a esquizofrenia e vendo aquilo por que estes indivíduos passam, mais concretamente as alucinações que o seu cérebro entende como verdadeiras provocando no seu corpo todas as acções como se estivessem a viver uma situação real é caso para perguntar: o que é a realidade afinal? É algo que a maioria tem como certo ou algo que o nosso cérebro nos quer fazer pensar que é realidade? Será aquilo que vivemos mesmo real ou ilusões despoletadas e apoiadas pelas funções fisiológicas inerentes ao nosso sistema cortical? Fica a questão no ar!

16 comentários:

Luis Pereira disse...

Se não quer explicar a esquizofrenia de uma forma biológica sugeria que me apresentasse então outra forma de a estudar. Para além disso não vejo como esta explicação possa aumentar a cultura de drogas que tem assolado a nossa sociedade, principalmente as camadas mais jovens, pois se estes consumidores fossem possuidores das noções básicas de neurotransmissores, agonistas, antagonistas e consequências inerentes duvido que muitos se iniciassem sequer na droga. Só para elucidar um outro comentário, não temos, como é óbvio, nenhuma ligação comercial nem lucrativa com qualquer tipo de empresa ou entidade, encontramo-nos apenas aqui para partilhar conhecimento, quer seja visto de uma perspectiva ou de outra, de modo a podermos aprender algo com esta experiência.

Billroth,MD disse...

Provavelmente venho atrasado para a discussão. Espero que não!

Gostava só de deixar uma nota acima de tudo para a 1ª intervenção do Navigator. Sem gostar de descurar toda a componente psico-social do ser humano, cabe-me explicar que sem o verdadeiro conhecimento da causa biológica torna-se impossivel o conhecimento e a total compreeñsão de qualquer patologia.
De referir que sempre que se aborda e se tenta uma terapêutica farmacológica há sempre um obstáculo moral que prende qualquer cientista, mas a necessidade clínica (principalmente dos doentes) é imperiosa. Também o médico sempre que prescreve qq droga sente sempre tb esse obstáculo e só o faz quando tenha a certeza de que é o melhor para o doente.
Não podemos interpretar tudo como uma vontade gananciosa; temos de ver o lad humano.
Por último gostaria só de referir que a Medicina no seu inicio era única e exclusivamente empírica. Mantém ainda um caracter empírico mas é acima de tudo uma ciência..

Anónimo disse...

cada pessoa tem a sua realidade, e a esquizofrenia é um rótulo, que nem sempre é a melhor solução para tratar alguém que vê, sente e pensa de forma diferente. A medicação é importante mas uma terapia comportalmental é igualmente essencial. A análise transacional é uma óptima auto-terapia(Erik Berne. Continuamos a ser cobaias da dita ciência que é a psiquiatria. São as vivências e a forma como vivenciamos que nos leva ao desequilibrio químico cerebral.

Anónimo disse...

Hi people
I do not know what to give for Christmas of the to friends, advise something ....

Anónimo disse...

A Esquizofrenia é uma peturbação mental grave caracterizada por uma perda de contacto com a realidade.

Ajude o doente esquizofrenico!


parabens pelo blog

kendal disse...

Oh meus amigos vces por acaso sabem o que é viver com uma pessoa destas,24h p dia assim sem férias nem nada! não me venham falar em ajudas,estes doentes n kerem nada só a autodestruiçao deles e de tudo o que os rodeia,verdadeiros montros...
a minha vontade é dar-lhe um tiro nos cornos!

Gino_insight disse...

O quadro de esquizofrenia apenas altera as percepçoes. A parte intelectual normalmente naum eh afetada. O que o portador tem que entender eh que se trata de uma doença, este eh o primeiro passo. O segundo se deve ao fato de que o portador pode ter uma vida normal apesar dos sintomas. O que cada um precisa eh estabelecer uma rotina a partir do momento em que se tem consciencia sobre o seu estado emocional. As percepções do portador sao totalmente diferentes de uma pessoa normal. O fato que quero expor aqui, eh que podemos ter o controle sobre como reagimos a estas percepções. Citando uma cena do filme Avatar, não dah pra encher um copo que ja estah cheio. Todos nos temos nossos copos cheios com nossas crenças, verdades, rotulos e preconceitos. O que devemos fazer eh ter humildade e reconhecermos o que não agrega valor algum a nossa vida. Esvaziar um pouco o copo para abrir espaço para tentar ouvir ou saber o que o outro sente. O equilibrio se faz necessario, pois assim podemos tormarmos decisoes mais beneficas a situaçao adversa que pode se tornar o relacionamento com o portador. Acredite que vc tem a capacidade, o poder de decidir o que te afeta ou nao. Lembre-se que vc pode nao ter o controle sobre o que se passa na sua cabeça, mas vc pode reagir de maneira diferente aos estimulos que recebe. Acredite que Deus eh bom e esta junto a vc. Ele nos deu a dadiva do veu do esquecimento, pois seria um fardo muito pesado ter que carregar os erros de vidas passadas. O passado não existe, e o futuro tambem naum. A unica coisa que temos certeza eh o presente, que esta em constante mudança. Nao podemos mudar o passado, mas podemos moldar o futuro semeando bons frutos agora. Se vc tem fobias sobre a convivencia coletiva, lembre-se. Todos nos temos opnioes,e caso se encontre em uma situação em que vc acha que esta no centro das atençoes, faça o seguinte: se alguem olhar pra vc, apenas pense, o sujeito esta olhando. Se estiver falando alguma coisa, pense ele esta falando. Se estiverem rindo, pense ele esta rindo. Se estiver xingando, pense, ele esta nervoso. O principal nisso tudo eh que vc deve estar fora do foco.

Gino_insight disse...

Continuando, Se vc naum eh o foco da situação, vc naum sente, e se naum sente naum somatiza, se naum somatiza naum se sente mal.E nos momentos em que estiver se sentindo bem, feliz, fazendo algo que te dah prazer, sinta este momento ao maximo. Com o passar do tempo vc estara se sentindo bem melhor, pq as palavras e situações podem ser esquecidas, mas as emoçoes naum. O fato eh que temos sentimentos humanos. A questao não esta no fato de ficarmos tristes, irritados, ou de outra forma qualquer, o principal eh que em todos os momentos, devemos filtrar nossas perceçoes e procurar ter equilibrio. Os sentimentos negativos nao sao por si soh fatores determinantes, o que vc tem que compreender eh que sem equilibrio vc comete excessos. Tristeza demais causa depressao, raiva demais provoca rancor, e esta eh a chave da questao. Tenha equilibrio e use a dadiva que Deus nos deu e seja indiferente e esqueça as coisas que podem potencialmente te afetar emocionalmente. O oposto do amor naum eh o odio eh a indiferença. Comportando de maneira equilibrada se selecionando o que agrega valor pra vc, e sendo indiferente as coisas negativas, lhe trarao bom resultados, pois se entrar em depressao o afetado sera vc, se sentir odio, o afetado sera vc. Entenda que o outro tem controle sobre vc, e isto afetara sua vida, pois deixara de aproveita-la pois acha que o opositor provavelmente estara lah. Use o perdao no coraçao sempre, pois o perdao liberta. Acredite, naum fomos criados para vivermos sozinhos, vivemos em comunidade, e todos nos temos um potencial. Ao exercermos este potencial, nos tornamos colaboradores. Amplie ao maximo a sua rede de relacionamentos, pois nunca saberemos se aquele sujeito que julgamos opositores sera o medico que curara suas enfermidades, ou se serah o sujeito que trara a palavra que acalentara o seu coração. Tenha humildade para esvaziar um pouco o copo de suas crenças, e se abra a oportunidade de conhecer o proximo. Todos somos colaboradores, e qto maior for a quantidade de colaboradores melhor serah pra nos mesmos. A esquizofrenia eh uma doença e naum uma sentença, que eh portador sabe o qto eh dificil conviver com isso, mas ela nao nos torna incapazes. Use o seu potencial e seja um bom colaborador. A sua experiencia pode te tornar mais forte para enfrentar as dificuldades da vida. O dinheiro pode comprar uma mansao, mas naum um lar, pode comprar uma cama enorme, mas naum pode oferecer a paz no sono. A vida eh boa, nos que a complicammos. Procure um metodo, uma rotina que te traga equilibrio, e seja um bom colaborador. Vc naum esta soh, vc tem amigos e o que eles apenas querem de vc eh que seja amigo. Tenha fe em Deus e seja feliz. Alcançar o equilibrio eh uma atividade diaria, como escovar os dentes e tomar banho. De exercita-la, as vezes as tentativas podem falhar, mas havera momentos em que ela dara certo e vc sentira paz. Seja feliz sendo um bom colaborador. O sentido da vida estah em ajudar ao proximo em prol do bem comum. Um grande abraço.

Anónimo disse...

Pessoas deste tipo devem ser isoladas da sociedade visto que representam perigo para o mesmo podendo criar situações como perseguições levando a cometerem crimes como homicidios.Para estes doentes de casos extremos seria mais indicado o manicômio judiciário.Posso afirmar isto pois tenho um familiar que sofre deste incômodo que acaba fazendo sua família sofrer mais ainda,ele acha que é um "Deus" e que tem uma missão divina achando que é melhor em tudo,cria situações que não existem e já cometeu crimes inclusive,o maior problema é que a mãe passa a mão na cabeça dele e des de pequeno foi muito mimado recebendo tudo na mão,certa vez acompanhei a mãe dele no hospital que ele estava internado e vi o psquiatra falando para ela que ele tinha que se virar sozinho e esta questão de "carinho e amor" acaba deixando estes doentes mais dependentes ainda.Uma coisa é fato;esquizofrenia não tem cura e o tratamento só deixa mais louco ainda eliminando um transtorno com outro pior ainda provocado pelo efeito das drogas que além de tudo deixa o cara broxa.A única solução no momento é o internamento definitivo pois um individúo deste representa muito perigo para outras pessoas,vejam que temos vários casos de ataques como daquele cara que atacou um estudante com um taco de basebol e o pobre infeliz está em coma até hoje e a família exisge o manicômio judiciário para este doido varrido de carteirinha que na minha opinião merecia ser executado e varrido da sociedade.

Anónimo disse...

Sofro desse problema desde os 15 anos, hoje tenho 47 anos. Terapias ajudam bastante com a complementação de remédios, mas no meu ponto de vista, esse é um problema "espiritual". A esquizofrenia nada mais é que uma expressão do espírito.Jesus tem o Espírito Santo que é derramado sôbre todos nós para nos orientar e viver conosco. Não é fácil mas é assim que é. Veja "Portugal", o País mais católico do mundo e onde tem mais problemáticos. Esquizofrenia: "Espírito dividido" (definição do latim). TKS.

Anónimo disse...

Meu caro Leandro,

Vc deixou um comentário muito interessante, mas n é verdade a afirmação "eles ainda ficam broxas". Meu namorado tem esquizofrenia e faz amor normalmente.

Um abraço,
J.

Anónimo disse...

considero que esta doença é uma das mais imcompreendidas pela sociedade dos dias de hoje.

Jorge Santos disse...

Caros amigos, pessoas que ouvem vozes, audívelmente ou em pensamento. Vozes que não param de conversar consigo, falando do que deveria ser feito ou o que deverá fazer. Vozes que vão mudando consoante as circunstância, adaptando-se às situações e sendo muitas vezes apaziguadoras, consoladoras etc. Por favor, escrevam-me para:

mail: unir.santos@portugalmail.pT

Por favor. Preciso falar com essas pessoas. É muito importante e do interesse de todos.

Agradeço

Jorge Santos

andre carvalho disse...

penso sofrer de esquisofrenia... tenho apresentado alguns sintomas como os que estao descritos nas paginas informativas da internet... ainda n ganhei coragem para me informar sobre se realmente sofro deste problema porque tenho medo do que podera afectar na minha vida... se e que ja n me ta a afectar... se poderam dar algum tipo de ajuda eu agradeço.... obrigado

Anónimo disse...

hoje tenho 62 anos conheci a esquizofrenia quando tinha 24 anos de idade meu irmao era portardor deste fenomeno pois digo assim,, pois com a pesquiza que tive obtive susseço pois sou uma pessoa curiosa e sou muito discreto .. no que faço.. pois bem a esquizofrenia descoberta por mim talvez eu seja redicularizadopor pensar desta forma mas meu irmao hoje pertençe ao governo federal e e´´ 100 por cento normal depois de seu passado ter ouvido muitas vozes e obedecido muitas ordens enviadas do seu proprio cerebro digo a resposta esta na goétia do REI salomao este conhecimento milenar onde reis e faraos conheciam esta arma que mexe com o magnetismo animal das pessoas do mundo comum dando aos que sabem manusear está arte o verdadeiro poder atravez de filosofias secretas aqual existe senhas e palavras passes para penetrar... um dias voçes lembraram deste escrito na net e lembraram este anonimo em nome da rosa

Max Diniz Cruzeiro disse...

Sou neurocientista tenho um site que ajuda pessoas que possuem problemas de ordenação sensorial da mente inclusive ao ponto de melhorar a performance da psique. www.lenderbook.com qualquer coisa entre em contato.
Max Diniz Cruzeiro (Clínico)