domingo, novembro 21, 2004

Boato


«Boatos: o meio de comunicação mais velho do Mundo»

O boato é um fenómeno que se manifesta particularmente em situações de crise ou de falta de informação.
À partida, o processo de formação de um boato ocorre involuntariamente. O boato origina-se nas primeira trocas de comunicação entre indivíduos. A comunicação estabiliza-se na 6ª
transmissão. O boato não tem feedback. Nunca se consegue chegar junto da fonte que o originou. A fonte aparece com credibilidade mas não se consegue identificar quem é.
Ingredientes para a formação de um boato
• Deverá ser um assunto interessante para um número alargado
de pessoas (morte, paixão, doenças, catástrofes, figuras
públicas, etc.);
• Ambíguo, que possibilite diferentes interpretações.
Matérias que gerem ansiedade propagam-se com maior rapidez. Mecanismos psicológicos que ocorrem entre a informação que dá origem ao boato e ao boato propriamente dito
• Nivelamento;
• Estimulação;
• Assimilação.
Nivelamento
À medida que o boato circula vai comportando cada vez menos palavras até atingir uma forma estereotipada em que permaneça inalterado.
Estimulação
Consiste na selecção de um número limitado de pormenores, escolhidos devido ao seu carácter insólito, e consiste, ao mesmo tempo, no exagero desses mesmos pormenores e na sua adaptação ao presente.
Assimilação
Apoia-se nas paixões de quem escuta, ou seja, apresentam-se as coisas como as pessoas estão habituadas a vê-las. A assimilação é feita através da lógica de cada um, dos preconceitos e interesses.
Essência do rumor
A essência do rumor ou do boato, consiste numa persuasão que nasce da própria actividade de transformação da notícia original feita em função das representações sociais. Lei básica do boato de Allport A quantidade de rumor varia segundo a importância do assunto, multiplicada pela ambiguidade do tema.
Desmentido
Para desmentir um boato, deve-se tentar chegar o mais perto possível da origem de forma a aí actuar com mais força. Se algo originou o boato, então existe uma razão para tal.
Ralph Rosnow
«O boato é uma espécie de hipótese, uma especulação que ajuda as pessoas a darem sentido a uma realidade caótica ou que lhes faculte um ténue sentimento de controlo sobre o mundo
ameaçado.»
Kinnel
«Quanto mais as pessoas se assustam com um boato, mais o apregoam.»

Sem comentários: