domingo, março 09, 2008

A Matemática no Jardim-de-Infância

Matemática, a disciplina tão mal tratada nos dias de hoje, é raro o aluno que diz gostar de matemática. E isto acontece porque não tomaram contacto com ela, não foram estimulados para ela desde cedo. É nos centros de acção educativa que muitos educadores de infância levantam questões relativamente aos processos de aprendizagem da criança, principalmente ao nível da aprendizagem da matemática. É nos jardins-de-infância que os educadores tomam consciência das acções matemáticas implícitas nas diversas actividades quotidianas das crianças ( e estas acontecem quando, por exemplo, as crianças procuram soluções para os problemas que vão surgindo quando interagem com os colegas, no seu espaço com os materiais) e por outro lado, tentam (os educadores) adequar a sua intervenção no desenvolvimento de aprendizagem dos conceitos e noções matemáticas, pois são eles que estimulam, provocam, questionam, clarificam e explicitam às crianças as acções que realizam para que estas melhor dominem, desenvolvam e sistematizem as suas aprendizagens.

Embora cada criança seja única e por isso tenha um percurso único, ela vai ter de estar integrada num grupo pois só aí poderá imitar os modelos que observa, criticar e argumentar os seus opositores, isto é, só em grupo poderá desenvolver actividades de estímulo para a sua aprendizagem.

As situações quotidianas que se revelam no jardim-de-infância, na sala dos 3 e 4 anos, são, por exemplo, situações em que as crianças comparam e classificam tamanhos, formas ou cores, fazem correspondências, ordenações, simetrias, entre outras actividades. Na sala dos 4 e 5 anos pode-se fazer combinações, tais como as possibilidades de colocar 4 meninos dentro da “casinha”, por exemplo, uma menina e três meninos, duas meninas e dois meninos, entre outras combinações e situações.

4 comentários:

Anónimo disse...

Olá. Acabei de tomar conhecimento do blog de vocês e achei muito interessante. Represento alguns blogs de conteúdo similar, a partir da geração de artigos variados.
Meus parabéns pela iniciativa.

Isaias Edson Sidney disse...

DANDO A CARA PRA BATER:

Desculpe invadir seu blog. Mas uso este recurso para convidar você a visitar a Editora Biblioteca24x7, que comercializa obras pela internet (edição on-line e impressa). Não tenho procuração deles para fazer isso. Desejo apenas divulgar o meu primeiro livro:



LUA QUEBRADA


Um professor e sua aluna. Tudo os separa, nada os une. A não ser a paixão. Uma paixão sem limites, vivida com toda a intensidade da experiência e da juventude. Um livro forte, pela emoção, pela cumplicidade, pelo erotismo. Uma história que mexe com todos os sentidos do leitor, até a última linha. Experiência única na Literatura Brasileira, LUA QUEBRADA é um livro imperdível e inesquecível.

Autor: Isaias Edson Sidney

Publicação da Biblioteca24x7.

ISBN: 978-85-61590-45-1

Só disponível pela Internet, no endereço abaixo (categoria: ERÓTICO).

http//www.biblioteca24x7.com.br

LUA QUEBRADA: PARA INCENDIAR SUA IMAGINAÇÃO!

Obrigado pela atenção (e, mais uma vez, peço mil desculpas!). E boa leitura.

ss disse...

Adorei o texto Matemática no jardim de infãncia.

Sou psiquiatra infanto juvenil, amigo do claudio costa do blog pras cabeças e tenho acompanhado seu blog.

um abraço,

Marcio candiani
http://saudementalgeraes.blogspot.com
http://marciocandiani.site.med.br

Rivaldo Lopes disse...

oi tudo bem? eu adorei o seu blog.
já estou seguino e queria que vc seguisse o meu:
http://lopescriticasocial.blogspot.com/