sábado, dezembro 01, 2007

Parafilias

Entende-se por parafilia o conjunto de comportamentos sexuais nos quais a fonte primordial de prazer não se situa no acto da cópula mas sim em qualquer outra actividade, objecto, pessoa, etc.
Torna-se relevante indicar que um comportamento é classificado como parafilia consoante a sociedade em que se insere, dado que os comportamentos parafílicos são, na sua maioria, considerados como comportamentos sexuais desviantes (o conceito de desviante apenas é aplicado se o comportamento se distinguir do socialmente aceite).
As parafilias atingem o seu "estado crítico" quando o indivíduo deixa de ter uma actividade sexual normal paralela e se dedica apenas a este tipo de comportamento desviante, sendo possivelmente nocivo para a sociedade e para os indivíduos que o rodeiam (em casos específicos como é exemplo a pedofilia).
De seguida fica uma pequena lista de comportamentos considerados como parafilias na nossa sociedade:

Frotteurismo - excitação sexual obtida quando o indivíduo se encosta a uma pessoa completamente vestida ("roçando-se"). É comum estes indivíduos frequentarem comboios, metros e aglomerações de pessoas (concertos ao ar livre ou outro tipo de eventos)

Gerontofilia - atracção sexual de uma pessoa não-idosa por uma idosa, passível de ser encontrada nos dois sexos;

Necrofilia - excitação resultante de contacto visual ou táctil, ou até mesmo de actos sexuais com cadáveres;

Hebefilia - excitação sexual resultante do contacto visual ou físico com adolescentes que se encontram em fase de transformação hormonal e corporal, denominados também como pré-adolescentes (11 - 14 anos);

Tricotifilia - excitação sexual provocada pelo contacto visual ou físico com pêlos e cabelos;

Pregnofilia
- excitação sexual apenas existente em contacto com mulheres grávidas;

Partenofilia - fixação e excitação sexual por pessoas virgens;

Pigofilia - excitação sexual obtida exclusivamente pelo contacto visual ou táctil com nádegas;

Esta é apenas uma pequeníssima lista das parafilias existentes. Convido o leitor a pesquisar o tema se se encontrar interessado no tema e irá deparar-se com um conjunto de comportamentos que não pensou existir.

3 comentários:

Anónimo disse...

Ola, antes de mais nada desejo a sua pessoa um feliz 2008. Eu li o seu artigo e achei muito interessante e curioso e é com muito honrra que venho pedir para divulgar a mais pessoas pe´ço emprestado tal informação dizendo que na possibilidade de tal mensagem eu coloco a fonte do seu blog desde ja muito agradecido Lúcio Mauro Fernandes

Luis Pereira disse...

Antes de mais um bom ano também para si e para todos os nossos leitores.
Esteja à vontade para usar e partilhar esta informação. É o objectivo da existência do blog.

Ação Bonita disse...

Olá é com grande carinho que convidamos você para conhecer nosso novo blog Ação Bonita:
http://acaobonita.blogspot.com/