- Estimula o crescimento das paredes interiores do útero.
- Estimula receptores na glândula pituitária.
Assim que um nível suficiente de estradiol é alcançado, a glândula pituitária é estimulada a libertar LH (luteinizing hormone). Esta hormona irá causar a ocorrência da ovulação (Dia 9).
A ovulação ocorre e a LH provoca a libertação do óvulo que se dirigirá para as trompas de falópio. A partir desde momento, se o esperma se encontrar com o óvulo a mulher terá a probabilidade de ficar grávida (Dia 12).
A LH continua a sua influência e o folículo agora vazio transforma-se em corpus luteum que começa a secretar estradiol e progesterona, substâncias estas que serão importantes na formação do útero para a sua nova tarefa: a construção de condições para receber o óvulo, aumentando o volume das paredes e formando uma textura adequada para a recepção e captagem do óvulo, que poderá já estar fecundado ou fecundado durante este processo de captagem.
Se não ocorrer fecundação os níveis de progesterona começarão a decrescer e os vasos sanguíneos das paredes do útero começaram a contrair-se dando início à menstruação (dia 26 em média). Finalizado isto o ciclo tem o seu fim e está pronto a começar-se outro.
A linha verde representa a fertilidade da mulher.
Artigo baseado em: Carlson. Neil R., NeuroScience Animations For Foundations of Physiological, Fifth Edition
1 comentário:
ey eh FSH neh FHS não
xD
Enviar um comentário