O sono NREM contribui para, em média, 70% do total de tempo de sono de um jovem adulto.Existem 4 estádios do sono NREM:
- A transição do estado de alerta para o sono ocorre dentro de minutos depois do surgimento de SREM.
- O indivíduo encontra-se menos consciente dos estímulos que o rodeiam, mais relaxado, o ritmo respiratório assume uma característica regular e mais espaçado. É possível notar se o fenómeno SREM.
- O indivíduo pode sofrer de experiências hipnogógicas durante este momento – sensações de queda, audição de vozes e possível visão de flashes ou imagens.São necessários de 5 a 10 minutos para proceder ao estádio seguinte
- Este estádio contribui para cerca de 5% do tempo total de sono.
Estádio 2
- Este estádio é o primeiro de verdadeiro sono e contribui para 50% do tempo total de sono.
- O indivíduo encontra-se ainda menos consciente dos estímulos que o rodeiam, sendo este estádio caracterizado como “sono leve” dado que os indivíduos são facilmente acordados durante este período.
- Estádio 1 e 2 são denominados estádios de sono transacionais. São necessários aproximadamente 30 minutos para completar estes dois estádios e iniciar o terceiro estádio.
- As ondas cerebrais caracterizam-se por baixa voltagem e freqüência mista. Este estádio é caracterizado por “picos e Complexos-K” visíveis no monitor do EEG.
Estádio 3 e 4:
- Também denominados Slow Wave Deep.
- Estado de elevação relaxação, ritmo cardíaco baixo e regular assim como o ritmo respiratório.
- Dificuldade elevada em acordar um indivíduo durante este período. Quando acordado o indivíduo encontra-se confuso e com dificuldades na velocidade de reacção sendo relativamente fácil a continuidade do sono.
- Durante este período a hormona de crescimento é segregada. Possui um efeito de crescimento nas crianças enquanto que nos adultos cumpre a função de revitalização dos músculos.
- Um jovem adulto saudável dispende cerca de 7% do tempo total de sono no estádio 3 e 11% no estádio 4.
REM (Rapid Eye Movement):
- Durante este estádio, os olhos do indivíduo movem-se com grande rapidez enquanto as suas pálpebras se encontram fechadas.
- O leitor do EMG (ElectroMioGrama) não regista sinais durante este período, denotando uma paralização muscular nesta fase.
- Esta paralização temporária inclui os músculos respiratórios à excepção do diafragma.
- A corrente sanguínea para o cérebro aumenta também neste período.
- É durante este momento que o ser humano sonha.
Estes estádios de sono NREM e REM fazem parte de um ciclo, que toma a ordem anteriormente descrita. O ser humano possui vários momentos de sono REM numa só noite que se vão intercalado com momentos de sono profundo, sendo estes cada vez mais raros até ao momento de despertar, sendo substituídos por momentos de sono leve.
Visto num electroencefalograma é um constante alternar de frequências de ondas cerebrais, identificando no sono REM ondas em tudo similares aos padrões demonstrados quando estamos acordados. A função do sono no ser humano ainda não se encontra totalmente desvendada, no entanto tem havido enormes progressos nos últimos anos.